Cursos Orgone & Neurons

CURSO DE RECICLAGEM DE EGRESSOS PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA PELO MEC

Proposta:

Com a certificação da Formação em Convergências entre a Terapia Familiar Sistêmica e a Psicologia do Corpo pelo MEC, o curso passou a se intitular ESPECIALIZAÇÃO (latu sensu) EM PSICOLOGIA SISTÊMICA – INTERVENÇÃO INDIVIDUAL, CASAL, FAMÍLIA E GRUPOS, isto é, autorização do MEC com certificação pela FIES, Faculdades Integradas Espírita do Paraná, a Orgone Psicologia Clínica concede a egressos do referido curso reciclagem para obtenção do título de especialista pelo MEC.

A quem se destina:

Egressos da Formação em Convergências entre a Terapia Familiar Sistêmica e a Psicologia do Corpo (2008 a 2018) e casos especiais a serem analisados.

Objetivo:

Fornecer aos egressos matriculados as devidas adaptações ao programa (exigidas pelo MEC) e outras que trarão aprofundamento e riqueza ao conhecimento: projeto de pesquisa e aplicação em clínica, organização, comunidades.

Titulação:

Este certificado confere o título de Especialista em Psicologia Sistêmica pelo MEC.

Investimento:

R$ 230,00 mensais

Abril de 2020 a Março de 2021.

Primeiro Sábado de todo mês, salvo feriados

Primeiro pagamento deve ser efetuado até 08/04. Os próximos serão recorrentes até dia 08 de cada mês.

Diploma:

Pago pelo aluno após a entrega e aprovação de artigo. Data limite em Junho de 2021.

Direito de prorrogação até Setembro de 2021.

Necessária comprovação de 75% de frequência em cada disciplina.

Conteúdo Programático:

  • Bases Teóricas do Pensamento Sistêmico: Conceitos básicos da teoria geral de sistemas aplicada à Terapia.
  • Psicologia Sistêmica como Aporte para Intervenções em diferentes contextos: área do direito de família; área da psicologia comunitária / social; área organizacional.
  • Desenvolvimento Emocional do Ser Humano: contribuições da teoria da matriz de identidade de Moreno à Psicologia Sistêmica.
  • Contribuições das teorias do desenvolvimento de Winnicott à Psicologia Sistêmica; teoria da economia sexual de Reich à Psicologia Sistêmica.
  • Metodologia de Pesquisa Científica. Projeto de Pesquisa. Intervenções Sistêmicas Aplicadas ao Atendimento de Casal, Família e Grupos.
  • Constelações Familiares como Técnica na Resolução de Conflitos e Traumas.
  • Família de Origem e Família Atual do Terapeuta.
  • Supervisão

Corpo Docente:

Psicóloga, Psicoterapeuta, Fundadora e Diretora Clínica da Orgone Psicologia Clínica, Doutora em Educação, Mastercoach, Professora da FAE no curso de Psicologia, Palestrante. Especializada em Psicologia do Corpo, Biossíntese, Terapia Familiar Sistêmica , Psicodrama e Disfunções de Aprendizagem na Infância e Adolescência. Coordenadora, Professora e Supervisora da Formação em Fundamentos Convergentes entre a Psicologia do Corpo e Terapia Familiar Sistêmica desde 1987.

Médico Neurologista e Psicoterapeuta. Doutor em Educação. Professor aposentado da Universidade Federal do Paraná. Especializado em Psicologia do Corpo, Biossíntese, Terapia Familiar Sistêmica, Psicodrama e Terapia Cognitiva Comportamental. Comentarista do Programa Bom Dia Paraná na Rede Globo. Psicoterapeuta da Orgone Psicologia Clínica desde 1997. Professor da Formação em Fundamentos Convergentes entre a Psicologia do Corpo e Terapia Familiar Sistêmica desde 1994.

Psicólogo pela Universidade Tuiuti do Paraná, especializou-se em Biossíntese (Center for Biosynthesis International – Heiden – Suíça); Terapia Relacional Sistêmica (Orgone Psicologia Clínica); Psicologia Biodinâmica (Escola de Psicoterapia Biodinâmica Evolutiva em São Paulo), com os trainers franceses François Lewin e Christiane Lewin Gross, fundadores da École de Psicologie Biodinamic da França, com sedes em Montpellier, Lyon e Paris – França; Terapia Cognitivo-Comportamental (CETCC – Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental, São Paulo – SP); Hipnoterapia Cognitiva (CETCC – Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental, São Paulo – SP); Coach na abordagem Coaching Cognitivo-Comportamental – (CETCC/SP).

Psicoterapeuta especializou-se em Biossíntese (Center for Biosynthesis International – Heiden – Suíça); Terapia Relacional Sistêmica (Orgone Psicologia Clínica); Psicodrama ( Conttexto) Terapia Cognitivo-Comportamental (CETCC – Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental, São Paulo – SP); Hipnoterapia Cognitiva (CETCC – Centro de Estudos em Terapia CognitivoComportamental, São Paulo – SP); Coach na abordagem Coaching Cognitivo-Comportamental – (CETCC/SP

Psicólogo Clínico de abordagem somática e consultor com atuação focada na psicologia organizacional com ênfase nas Relações Interpessoais, acidentes de trabalho. Iniciou sua carreira profissional como oficial de náutica na Petrobrás, onde tripulou navios petroleiros durante 11 anos. Especialista em psicoterapia corporal e com experiência de 20 anos na área, trabalha em Curitiba, onde também coordenou as comissões Científica, de Comunicação Social e Comissão de Psicologia Ambiental do Conselho Regional de Psicologia do Paraná.  Atualmente coordena a Comissão de Psicologia e Cultura.

Possui graduação em Magistério pelo Instituto Sedes Sapientiae; Psicologia pela Universidade Paulista (1989). Mestrado em Ciências Médicas Saúde da Criança e Adolescente na área de Neurologia Infantil da Universidade Federal do Paraná (incompleto). Doutoranda na Universidad Nacional de Rosario, Argentina com tese em fase de aprovação cujo tema de pesquisa é La gerontologia educativa y la neurociencia cognitiva: Cuales son los ejes cognitivos que aportan la enseñanza y aprendizaje en la educación de mayores. Atualmente é docente do curso de graduação em psicologia da (FAE/ Paraná).

Psicoterapeuta. Mestre em Comunicação e Semiótica, na PUC/ SP, Doutor pela Università degli Studi di Bologna, Itália. Dá cursos em universidades e centros de estudos nas principais capitais brasileiras e no exterior. Fundador do Instituto Brasileiro de Biossíntese e da Escola de Psicoterapia Biodinâmica. Desde 1984, leciona sobre biodinâmica e biossíntese em diversos países da Europa e da Ásia. Professor convidado da Formação em Fundamentos Convergentes entre a Psicologia do Corpo e Terapia Familiar Sistêmica desde 1997.

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, atuando como Coordenador do Cejusc de Conciliação e Mediação das Varas de Família e Sucessões de Curitiba e como Coordenador Adjunto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania-Cível, da mesma Comarca. Membro do NUPEMEC/PR (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais), Coordenador Pedagógico do Programa de Formação em Mediação Judicial no Paraná e Presidente do Comitê Gestor das Capacitações em Mediação Judicial no mesmo estado. Mediador com certificação em mediação judicial e extra judicial.

Pioneiro das Terapias Psicocorporais na França , co-diretor da Escola Francesa de Psicologia Biodinâmica de Paris. Formador internacional em Psicologia Biodinâmica e membro fundador da Associação Européia de Terapias Psicocorporais (EABP). Professor convidado da Formação em Fundamentos Convergentes entre a Psicologia do Corpo e Terapia Familiar Sistêmica desde 2009.

Psicólogo, Psicoterapeuta, Professor Assistente da West Deutsche Akademie di Dusseldorf, Docente na Universidade de Genova. Diretor da Escola de Especialização em Psicoterapia Biosistêmica ( Bolonha/ Itália ). Criador com Jerome Liss da Terapia Biosistêmica. Desde 1980, desenvolve, nos vários âmbitos da saúde, escola e empresa atividades com indivíduos e grupos, que envolvem supervisão e formação de alunos. Autor do livro O Corpo Violado sobre o tratamento do trauma sob o ponto de vista neurofisiológico. Professor convidado da Formação em Fundamentos Convergentes entre a Psicologia do Corpo e Terapia Familiar Sistêmica desde 2004.

Pós-Doutor em Psicologia Clínica -(USP), possui Graduação em Direito (1974), Mestrado em Psicologia Clínica pela – PUC/SP (2003) e Doutorado em Psicologia Clínica (2010) e Pós-Doutorado em Psicologia Clinica pelo USP (2017). Membro Fundador do Grupo de Pesquisas Prosopon do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, Coordenado pelo Prof. Titular Gilberto Safra. Professor convidado do Curso de Especialização em Formação Reichiana do Departamento Reichiano do Instituto Sedes Sapientae, Professor do Curso de Especialização em Acompanhamento Terapêutico da Associação de Acompanhamento Terapêutico (AAP), Trainer Internacional da International Foundation for Biosynthesis – Heiden – Suiça. Palestrante em seminários e congressos nacionais e internacionais.

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2007), Mestre em Tecnologia pela UFPR (2002), graduação em Filosofia pela UFPR (1998), graduação em Ciências Religiosas pela PUC (1991), Teologia pela Faculdade Claretiana de Teologia (Studium Theologicum – Curitiba – 2011) e é professor da Faculdade de Campina Grande do Sul e Faculdade Educacional Araucária (FACEAR) sendo também professor em cursos de pós graduação Lato Sensu. É Avaliador Institucional e de cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC) e possui experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia científica, educação, tecnologia, filosofia, educação tecnológica e interdisciplinaridade.

Psicóloga. Especialista em Psicologia da Educação em 2002 pelo CRP e formação em psicodrama pela Clínica Conttexto. Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde. Professor auxiliar no curso de pedagogia da Faculdade Opet. Tem Formação na área de Orientação Profissional onde desenvolveu método para trabalhar com grandes grupos. tanto para escolha de profissão como para desempenho durante as provas de processos seletivos. Professora, membro do Nucleo de apoio didático psico-social, inclusão e acessibilidade. Supervisora de estágio em Psicologia Escolar e clínica. Orientadora de TCC no curso de psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe.

Divulgue:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Inscrição: